quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Imagens da Via Sacra de Monte Santo


A vidraça colorida do Grapiúna

A subida é da Serra de Santa Cruz é íngreme e tortuosa, mas vale a pena. Monte Santo é o segundo destino dos romeiros do Sertão - fica atrás de Juazeiro do Norte, onde está a estátua do Padre Cícero Romão. A cidade histórica vem sofrendo muitas alterações ao longo dos anos: suas casas antigas vão ao chão, a praça foi totalmente alterada.
Já haviam derrubado os tamarineiros onde Lampião descansou com seu bando, e agora, retiraram as mandacarus que ornavam a estátua do Conselheiro. Sem sentido e sem motivo, já que a mandacaru é o símbolo mais evidente do Sertão.

Apesar da burrice dos nossos governantes, Monte Santo ainda tem Por que os políticos são tão estúpidos?muitas belezas. Talvez a principal delas seja seu povo, simples mas ciente de sua história e da importância da cidade para a História e a cultura brasileiras.

O início da subida, na Rua dos Passos da Santa Cruz


O caminho começa íngreme

Em termos cinematográficos, muitas foram as produções realizadas aqui. As duas principais películas realizadas no Brasil foram rodadas em Monte Santo: Deus e o Diabo na terra do sol, que deu a Glauber Rocha o prêmio de melhor diretor em Cannes, em 1964, e O pagador de promessas, de Anselmo Duarte, até hoje o único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro do mesmo festival.


E segue por três longos quilômetros.


O tempo todo acompanhado por Conselheiro, Glauber e Euclides

Fôlego, disposição e fé


Até chegar aos Píncaros da Glória (aqui, ao lado dos guardiães do templo)

Pretendo escrever ainda sobre Dona Elenita, dona do hotel Grapiúna, e suas histórias, em especial a época em que ela presenciou a produção de Deus e o Diabo e teve um affair com Maurício do Vale. Também falarei sobre a bela Neuzete, seu braço direito, uma moça inteligente e bonita, que ajuda em todas as tarefas do Grapiúna - hotel de renome internacional.
Por enquanto, vamos às imagens da subida do morro.
Estou em Canudos, e amanhã vou a Uauá, e na segunda, acaba minha aventura pela Bahia.
A conexão é precária e lenta, como sempre.
Talvez eu consiga postar outras imagens, mas agora estou sem a menor paciência. Porém, dá pra saborear um pouco da vista e da aventura.
Um abraço a todos.

5 comentários:

  1. Que viagem fantástica meu amigo. Traga boas novas sobre como estão os amigos de Canudos.
    Trará muitas boas histórias para contar.
    Canudos não se rendeu.
    Paz e Luz amigo
    Pietro Arnaud

    ResponderExcluir
  2. Dar umas pedaladas valeu a pena então pra você subir tudo isso aí. :)
    Beijo, meu querido. Volta logo.

    ResponderExcluir
  3. Qual é a história desse pessoal que você chamou de guardiões do templo... tem alguma tradição ao redor desse termo?

    ResponderExcluir
  4. Olá André,meu nome é Zenaide, adorei seu blog. Já estive em Monte Santo 5 seis vezes de passagem, indo papa Itiúba, mas não deixei de visitar o museo, e de subir a serra. lá de cima fiquei a imaginar, o conselheiro com seus fiéis e Euclides qdo aí esteve, pude ler o relato em seus livros, Os sertões e Diário de uma Expedição. Pena a maioria dos bahianos não terem lido. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. oi, zenaide. muito obrigado pelo comentário. faz mais de um ano que estive em monte santo, mas tenho vontade de voltar todo dia. continue por aqui! um abraço.

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.