sexta-feira, 23 de julho de 2010

Recuerdos del Paraguay - parte 1

Texto escrito em 3 de março de 2010, devidamente surrupiado do meu canal do youtube. O vídeo na sequência, também:


Uma cena peculiar da bela Asunción, capital do Paraguay, onde tive grande prazer em conhecer e fazer amigos entre o alegre povo paraguayo.
Os ônibus urbanos são multicoloridos e é muito interessante observar as pessoas vendendo todo tipo de coisas entre uma parada e outra.
As pessoas entram e saem dos ônibus vendendo chipas, coca-colas, água, frutas e também oferecem música típica, cantada em guarani, o idioma nacional.
Vi muitos niños neste trabalho, e pessoas mais velhas, também.
O Paraguay, para além da imagem estúpida que muitos brasileiros tem do país, é um lugar charmoso, muito bonito, cheio de cores. O que me deixou bastante surpreso foi a alegria das pessoas nas ruas, gente que tem que trabalhar duro pra viver, mas sempre o faz com um sorriso no rosto.
Fiz este vídeo em fevereiro de 2009.
Espero que isso ajude a divulger uma ideia mais positive do país sul-americano, e também talvez fazer com que os brasileiros acreditem que vale a pena ir além do centro comercial de Cidade de Leste, para descobrir um país que tem muito a oferecer em rotas turísticas e culturais e hospitalidade.
Em breve, publicarei um video que fiz no Museo del Barro, sem dúvidas, um dos mais interessantes museus que eu já conheci.


A peculiar scene of the beautiful city of Asuncion, capital of Paraguay, where I had the great honour to meet and make good friends among the happy Paraguayan people.
The urban buses are multicolored and it's very interesting to see people selling all kinds of things along the stop stations.
People get on and get off the bus selling "chipas", coca-colas, water, fruits and also usually play folk paraguayan music to the passengers, singing in guarani language.
I saw many kids doing that work, and old people too. Paraguay, besides the stupid image that most Brazilians have of the country, is a charming place, very beautiful, full of colours. What made me very surprised was the joy of the people on the streets, people that have to work hard to live, but always do it with a smile on their faces.
I made this vídeo in February 2009.
I hope that it helps to expose a more positive idea about the South-American country, and maybe it will make Brazilians think that is worthwhile to go beyond the commercial center of the border Ciudad del Este, and discover a country that has a lot to offer about touristic and cultural routes, and hospitality.
Soon, I will publish a video which I made in Museu del Barro, definitely one of the most interesting museums that I've ever visited.



4 comentários:

  1. isso com certeza faz a viagem ficar mais divertida, assim como aqueles repentistas nos trens de são paulo.

    ResponderExcluir
  2. Oi André, obrigada por seguir meu blog!Como estão as férias?
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. giu: sem dúvidas, faz as quase sempre longas viagens pelos subúrbios do mundo melhores. mas infelizmente, no brasil, em especial, temos a repressão dos que não gostam de sorrir... beijos

    adriana: férias menos congelantes do que eu imaginei. daqui uns dias, estaremos de volta à bh, de onde estou com muitas saudades!

    ResponderExcluir
  4. Oi, André. Tudo bem?
    Enconrei seu blog meio que por acaso e achei bem bacana seus posts, em especial a este sobre Assunção, até porque irei prá lá na próxima terça, 10/08.
    Você teria sugestões de restaurantes, lugares pra conhecer e tal?
    Topo as coisas mais variadas, que me façam realmente conhecer o povo e o lugar..
    Se se dispor a me ajudar, meu e-mail é: suellensaguiar@yahoo.com.br

    Valeu desde já!


    Suellen.

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.