quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Uma cervejaria virou filme - Caldos de Cana cantou a pedra há mais de um ano

Em julho de 2009, publiquei aqui nos Caldos de Cana um post sobre a cervejaria de Rupprecht Loeffel, em Canoinhas, Santa Catarina.
A cervejaria existe desde 1908, e é provavelmente a mais antiga em atividade no país.
Pois, para minha surpresa e alegria, vejo que uma produtora catarinense realizou um documentário em curta-metragem sobre a história da Cervejaria. Cerveja Falada (acesse o link e veja o trailer) deve estrear ainda este ano e fala sobre a produção caseira e tradicional, supervisionada pelo senhor Loeffel, de 93 anos.
O mais legal disso tudo é saber que Caldos de Cana, ainda que não tenha a dimensão de um filme, nem a grana para fazer um, deu a liga há mais de um ano sobre essa maravilhosa empresa familiar, que merece nosso respeito e tem que ser conhecida. Experimente ir até lá e beba um chope em garrafas de refrigerante Minuano ou a famosa cerveja Nó de Pinho, escura e forte.
O propósito deste blog continua o mesmo: contar os causos, documentar peculiaridades e falar sobre personagens interessantes e esquecidos ou não conhecidos dos interiores do Brasil.
Legal é saber que isso tem relevância, e que de certo modo, não estou pregando no deserto.
Algumas fotos da Cervejaria que agora vai virar filme.


Mestre Loeffel e sua irmã, os responsáveis pela tradicional cervejaria em Canoinhas.

A decoração remete também a tempos antigos.


Personagens que parecem vindos de um texto literário

A sagrada e antiga cerveja.

O mestre no sentido pleno da palavra

Uma perfeita cervejaria alemã no interior de Santa Catarina.




6 comentários:

  1. MUITO LEGAL MEU CARO! DEU VONTADE DE PEGAR A ESTRADA E IR DIRETO AO INTERIOR DE SANTA CATARINA TOMAR ESSA BREJA! VALEU MESMO! ENTRA NO SITE DA MINHA BANDA DE ROCK(JA QUE PARECE QUE GOSTA DA COISA)EU NÃO TE FALEI QUE TBM SOU MÚSICO (ALÉM DE PSICOLOGO E CERVEJEIRO). ABRAÇO! www.myspace.com/cavalariaacustica

    ResponderExcluir
  2. Assisti o curta sobre a cervejaria faz uns dois dias.. Realmente dá vontade de ir correndo conhecer e não só pela cerveja!

    ResponderExcluir
  3. Meuuu.... sérios? mesmo? porque eu super topo!! convite super bem vindo e impossivel em hora melhor! Ainda a pouco estava falando em aventuras para desbravar o interior de Santa Catarina e tals.. afinal não conheço quase nada... e motivo melhor que uma boa cerveja gelada impossivel!

    ResponderExcluir
  4. Não está pregando no deserto de jeito nenhum. Seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.