quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

São Paulo, aleluia

São Paulo e suas contradições.
Não sejamos ingênuos: é óbvio que para um capiau como eu, a cidade encanta, deslumbra, ilude. E olhe que eu já deixei de ser besta faz tempo - comecei a descobrir São Paulo de fato há mais de dez anos.
Mesmo assim, a loucura insana da fauna paulistana me deixa ainda hoje boquiaberto: putinhas baratas, algumas bonitas, entre a Sé e a Liberdade, letreiros em japonês, chinês e coreano nos restaurantes e lojas do bairro oriental, as padarias que jamais fecham e que parecem sempre ter café passado na hora e baurus que acabaram de sair do forno, pizzas deliciosas, fogazzas, música nas ruas, gatinhas lésbicas se agarrando no meio da rua sem constrangimento, skatistas fazendo manobras na Paulista, em meio aos pedestres que vem e vão, punks e anarquistas que mantém a chama do movimento acesa, pedintes, passadores, viradores, zés-ninguém, mendigos que ficam felizes com cerveja quente, crianças engraxates, jovens nipo-paulistanas lindas de tirar o fôlego, velhas senhoras nipo-paulistanas conversando em japonês, torcedores do Corínthians e do Palmeiras andando juntos, a PM patrulhando a Paulista e fazendo de conta que está tudo bem, executivos arrogantes arrotando dinheiro e contratos enquanto andam depressa e falam ao celular, pregadores evangélicos independentes dividindo o espaço com babalaôs, astrólogos, tarólogos, tocadores de violino, vendedores de pomadas, a turma da cultura racional, em pleno Viaduto do Chá, prefeitos gordos que chegam de helicóptero, trólebus na cidade que mais polui com seus carros barulhentos, ciclistas ousados que desafiam a lei do mais forte e vão ao trabalho de bike, ou estão no trabalho de bike, entregando coisas na cidade que nunca para, o centro sempre decadente e obscuro com suas lâmpadas amarelas, a Ipiranga com a São João ainda tem charme, a moda underground e descolada na Galeria do Rock, o udigrudi paulistano intelectuerda na Augusta discutindo cinema enquanto bebe cerveja e come pastel, a chuva que traz mais caos para o caos imediatista da metrópole, o metrô, agora ultra high-tech, sem motorneiro (o que diria meu velho avô ferroviário se voltasse a vida hoje e visse um trem sem ninguém para conduzi-lo?), Victor Brecheret modernista, o parnasiano Francisco Leopoldo da Silva e o terrível Diabo Velho dividindo o mesmo espaço no parque Trianon, o MASP e seu vão livre, ponto de encontro de todo tipo de gente de dia e point gay à noite, a feira de antiguidade, os carros que passam aos milhões, senhoras com seus cãezinhos de apartamento com sapatos e impedidos de entrar no bosque, bebês e mamães bonitas, e gente na rua, a divisão social maldita dessa cidade que segrega como ninguém (assim como faz tudo como ninguém).
São Paulo, aleluia!
Amém.



Se fosse meu carro, eu seria multado


 Deviam proibir também o desvio de prosódia

 Resistência paulistana
 

 Fotografando peixinhos (Parque Trianon)

O Modernismo de Victor Brecheret (Fauno)

 Ao lado do Parnasianismo em Mármore de Francisco Leopoldo da Silva (Aretuza)

 Vejam essa frase: E OS GENTIOS (ÍNDIOS) CAPITULARAM.

 É exatamente disso que estamos falando, senhoras.

"O Valdemar que é mestre no ofício/ constrói um edifício e depois não pode entrar"

Para carregar sucatas

Cultura pop

Jesus, abençoe meu uísque duplo. Amém!

 Cow-biker (Viaduto do Chá)

 Liberdade, abre as asas sobre nós!

São Paulo sem chuva é como empada sem azeitona.

Um pobre diabo
 Um casal charmoso

6 comentários:

  1. Boa mano! Nada como o olhar de quem está "de fora" mas "olhando de dentro", afinal não há melhor maneira de analisar um lugar senão transitar entre o pertencer e o afastar. Grande abraço! Arroiz

    ResponderExcluir
  2. valeu arroiz. na próxima, não tem desculpa: temos que nos encontrar.

    giu, eu volto.

    carol, realmente, não tenho a menor ideia do que isso significa. mais uma das coisas inimagináveis que só em sp se encontra.
    e, como diz o david, "deus que nóis ajude".

    ResponderExcluir
  3. E eu nem conheço São Paulo!

    buáááááá



    Marília ;)

    ResponderExcluir
  4. simples: pega o tristeza dos campos, saindo da garagem, por 60 reais, desce na barra funda e boa sorte!

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.