sábado, 30 de abril de 2011

Em defesa dos Gatos do Parque Municipal em BH

Acabo de participar da manifestação em apoio à permanência dos gatos no Parque Municipal Américo Renê Gianetti, em Belo Horizonte.
Foi um encontro promovido por voluntários e entidades de defesa aos animais, e ocorreu devido à absurda proposta da Prefeitura, que deseja retirar os gatos que lá vivem há vários anos e encaminhá-los para um gatil.
Não bastasse o absurdo que só esse fato em si representa, os argumentos são ainda mais estapafúrdios.
Em dezembro de 2010, uma pessoa morreu enquanto caminhava pelo parque, atingida por uma árvore que caiu. A árvore, infectada por cupins, desabou e causou uma tragédia que levou ao fechamento do Parque por quase quatro meses. Neste período, técnicos da Prefeitura realizaram a remoção de quase 200 árvores que estariam infectadas por cupins.
Quando o parque reabriu, no começo do mês de abril, saiu a notícia de que os técnicos chegaram à conclusão que há uma infestação de cupins no parque, e que isso se deveria ao fato de que os cupins não encontram predadores naturais - na cabeça brilhante dos técnicos do município, isso se deveria porque os gatos estariam devorando os pássaros que habitam o municipal. A ideia foi comprada pela prefeitura, que, de maneira ainda mais "brilhante", decidiu, à revelia de qualquer debate, que os gatos eram culpados pela queda das árvores (!) e que por isso, deveriam ser retirados de lá.
Acontece que esse argumento é falso, por pelo menos dois motivos: primeiro, os gatos que habitam o Parque estão lá há mais de dez anos, e entidades protetoras de animais, como a Associação Bichos Gerais, SOS Bichos, Gato Nergro, além de voluntários que há anos se preocupam em castrar, vacinar, cuidar e alimentar os bichanos, são de fato os responsáveis pela qualidade de vida dos animais. Os gatos são alimentados com ração de boa qualidade, e se por acaso caçam um ou outro pássaro, é por instinto, não por fome.
Segundo, os cupins que infestam as árvores são de espécie terrestre, e seu predador natural não é nenhum pássaro, senão formigas.
A tese de culpar os bichanos pela queda de árvores é absurda e risível. Na verdade, isso é uma desculpa para que o poder público continue a se omitir diante do grave problema dos animais abandonados nas ruas da cidade. Promovem o genocídio, que levaria certamente os gatos do municipal, animais territorialistas, ambientados no local, e sobretudo, dóceis, ao sofrimento e à morte, ao invés de educar a população a não maltratar, não abandonar e não comercializar animais.
Minha opinião é que as ratazanas que habitam a Prefeitura Municipal, cuja sede é em frente ao parque, temem ser devoradas pelos felinos. A começar pela ratazana chamada Márcio Lacerda, demagogo que atende como alcaide-mor dessa capital de todos os mineiros.
A manifestação foi muito importante para deixar claro que a sociedade civil e as entidades protetoras dos animais não ficaram caladas, e faremos o possível para evitar essa ação demagógica, fascista e genocida por parte do poder público.
Seguem fotos desse dia em que a fraternidade e a solidariedade aos animais falou mais alto.





 Eu e minha amiga Carla, voluntária da SOS Bichos




6 comentários:

  1. " Lucifer Sam, siam cat.
    Always sitting by your side
    Always by your side.
    That cat's something I can't explain.
    Ginger, ginger, Jennifer Gentle you're a witch.
    You're the left side
    He's the right side, oh, no!
    That cat's something I can't explain..."

    ResponderExcluir
  2. Falar nisso, você soube do massacre dos gatos da FAFICH? Dizem que teve até requintes de crueldade, crânios esmagados, corpos esquartejados, bixanos escalpelados.

    ResponderExcluir
  3. sim, eu soube. coisa de fascínora, psicótico ou de gente muito má. mas, para cada psicopata tem um amante dos gatos. abracios, joshua!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    A próxima reunião para avançarmos nas questões dos gatos do Parque Municipal será:

    22/5, domingo
    17h
    no Café do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - subsolo)

    Você é muito bem-vinda/o!!! *convide outras pessoas interessadas e vamos unir forças para evitar a deportação dos felinos! =)

    Pauta
    - Próximas ações: chuva de e-mails e telefonemas, entre outras;
    - Organização para recebimento de doação de ração e/ou verba para comprar ração;
    - Organização e captação de voluntários(as) para revezar a alimentação e cuidados dos gatos;
    - Ideias, propostas e projetos!

    Participe e ajude os gatos!!!

    Qualquer dúvida entrar em contato pelo tel. 9322-6831.

    Abraços peludos!

    ResponderExcluir
  5. Apoiadíssimo!
    É cada uma que a gente vê... culpar os gatos pela queda das árvores? QUE ABSURDO!
    Se eu estivesse por aí era certo que participava. Aliás, recentemente aqui na minha cidade houve uma passeata em prol dos gatos e cachorros de rua. O pessoal tem uma ong que cuida, castra e alimenta os animais e os salva das ruas.

    Parabéns a ti e ao grupo pela iniciativa, de certo os gatos devem continuar no parque!

    Um ótimo restinho de semana pra ti! Abração

    ResponderExcluir
  6. OLÁ!!!PARABENS PELO BLOG!!!
    MINHA GATA BRANCA ESTÁ CONCORRENDO NO CONCURSO DA TOTAL ALIMENTOS..O PRÊMIO È DE 300,00 REAIS...CASO A BRANCA VENÇA DOAREI O VALOR PARA protetora cláudia matta!! que ajuda os gatinhos do parque municipal de BH!! estou no facebook...ajudando a divulgação de uma rifa que a protetora cláudia está vendendo no valor de 5,00 reais...é só entrar no link e votar BRANCA NUMERO 1156...DESDE JA AGRDADEÇO!!ABRAÇOS DE LUZ MARIA TEPERINO!!(GAIA ARTES DE MINAS)...http://etica.painel.es/momentosfelizes//index.php?ct=Concursos&fct=Votar&cID=3&lpp=12&p=2

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.