quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Choperia do Tito: finalmente, um filme trata da história de uma das mais tradicionais choperias do Brasil

Até que enfim, um filme sobre a Choperia do Tito!
Graças à Misto Quente Produções, foi produzido o primeiro documentário sobre a mais tradicional choperia do Paraná, que figura entre as mais tradicionais do Brasil: "Alma embriagada" mostra em 20 minutos o cotidiano de um dos mais emblemáticos estabelecimentos do país. A diferença entre o Tito e suas co-irmãs Pinguim, em Ribeirão Preto, Johan Sehn, em São Paulo, ou o Amarelinho, no Rio de Janeiro, é que essas últimas, ainda que permaneçam como tradicionais pontos de encontro e sirvam excelentes chopes, não preservam o que faz do Tito um lugar único: em Ponta Grossa, o chope ainda é servido tradicionalmente, a partir de seu armazenamento numa chopeira de 50 anos, sem uso da eletricidade, com duas serpentinas de cobre com 30 metros de comprimento.
A história da choperia se confunde com a de seu proprietário, Tufi Cury - conhecido como Tito. Aos 85 anos de idade, ele foi funcionário do Bar da Deliciosa, fundado na década de 1930. Entrou na choperia em 1942, e se tornou seu proprietário alguns anos mais tarde. A choperia mudou de endereço uma única vez, em 1956, mas trouxe do antigo ponto a máquina de chope, as mesas, cadeiras, prateleiras, espelhos, copos, cortador de frios e o caixa, que continuam preservados.
Hoje, a choperia pertence aos netos de Tufi Cury, os irmãos Anderson e Hudson Wiecheteck, que na década de 2000 abandonaram sua vida em Manaus para assumir a gerência da choperia, e assim, salvaguardá-la do que poderia significar seu fim. Não foram poucas as tentativas de desalojar o Tito de seu lugar tradicional, por conta da vampiresca especulação imobiliária que já destruiu 90% da memória da cidade. A última contenda teve que ser resolvida na justiça, que garantiu a permanência do bar no seu local tradicional. Além de terem assumido o local, a presença dos irmãos trouxe ânimo ao Tito, que de segunda a sexta-feira está ali, a partir do meio-dia até às 16 horas, servindo chopes e contando suas boas histórias com a simpatia e sua fina ironia de sempre.
A produção de "Alma embriagada" é fundamental para o processo de reconhecimento local e nacional deste bar, que se confunde com a cultura pontagrossense, e também com a história dos bares brasileiros no século 20. Não tenho dúvidas de que "Alma embriagada" será de grande importância para o que sempre considerei fundamental: o tombamento da Choperia do Tito como patrimônio histórico, material e cultural do Brasil.
Faço um convite a todos que ainda não conhecem, que venham a PG beber o melhor chope do Brasil. Alguma dúvida? Assistam "Alma embriagada" e vejam por si mesmos.
parte 1:

Parte 2:

5 comentários:

  1. Só posso dizer uma coisa: Indo a PG irei me "hospedar" neste estabelecimento!!!

    Sempre ótimos posts André! Abração e continuo te aguardando por aqui também. Arroiz

    ResponderExcluir
  2. o tito tirando o chope... toda calma, cuidado, precisão. um ritual. linda cena, emocionante!

    ResponderExcluir
  3. Realmente um patrimônio histórico de Ponta Grosso,finalmente documentado.
    Terei que voltar a PG para experimentar além da famosa torta alemã, o famoso e tradicional chope do Tito, o melhor chope do Paraná ou quiçá do Brasil!
    O bar que embriaga a alma, a melhor tradução.
    Greici Marques

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o documentário. Parabéns à iniciativa do pessoal da "Misto Quente" e ao post do meu amigo André Rosa.
    Tenho que ir em breve a PG tomar um chopp no Tito, e, quem sabe, rever os amigos.
    Att, Victor Miranda

    ResponderExcluir
  5. São esses lugares cheios de história e de vida que fazem toda a diferença!

    Fabíula

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.