domingo, 4 de janeiro de 2009

Cachoeira, São Félix e o Rio Paraguassu


"A felicidade consiste em compreender que tudo é um grande e estranho sonho" Jack Kerouac

É assim que tenho me sentido nos últimos dias: num grande, estranho e maravilhoso sonho. Deve ser por isso que eu, grande sonhador, não tenho me lembrado muito de meus sonhos. Acho que meu inconsciente não necessita de mais estímulos, pois tudo por aqui é colorido, visual, tátil, cheiroso, agradável, quente, louco, insano, diferente, radical, tropical, acolhedor, sorridente, apimentado, frutífero, barroco...


As duas cidades nasceram às margens do rio Paraguassu e logo assumiram posição de destaque na economia colonial, por causa da cana de açúcar, cacau, madeira, ouro e pedras preciosas. São duas jóias do Barroco Brasileiro, em especial Cachoeira, que tem igrejas belíssimas, com afrescos, azulejos e altares que não vi em outro lugar, além de um conjunto de casarões que nos dão a sensação de uma viagem a um universo paralelo.


Sorria, você está na Bahia...

Uma especialidade do local são os charutos. Os robustos são produzidos na região do Recôncavo há vários anos e há grande qualidade e tradição no processo. Visitei duas fábricas, a Danneman, que produz charutos do tipo exportação, com altíssima qualidade e esmero na técnica manual de feitio, e a Talvis, que produz charutos e cigarrilhas conhecidos no Brasil inteiro.

Cuba? Não: Cachoeira.

Comprei uma caixa de charutos Talvis, além disso, perdi a conta de quantos fumei desde que cheguei em Salvador. Nunca estive em Havana, mas tenho a sensação de que a similaridade com Cuba e o Caribe em geral são intensas. Aqui, sempre houve conexões entre vários mundos: os católicos portugueses, os vários povos africanos, os povos indígenas, o mundo islâmico, judeus, os sertanejos, e as conexões que sempre existiram entre a América colonial. Cachoeira e São Félix são uma terra do samba-de-roda, que foi tombado como patrimônio imaterial da humanidade, e também de reggae e batuque, associado ao candomblé. Em Cachoeira nasceu e ainda vive Edson Gomes, um dos grandes nomes do reggae no Brasil. Kingstom, Havana, Brazzaville, no mesmo lugar e no mesmo instante.

Vestidos esvoaçantes e janelas coloridas.

O Rio Paraguassu é algo à parte, uma fonte de vida, uma imersão ao Tropicalismo, ao mais ancestral de nós. Viajar por suas águas é um encontro com um país que se revela. Descobrir o Brasil e deixar que ele se revele em seu estado mais natural. Águas, aves, peixes, coqueiros, árvores, palmeiras de dendê, velhos e fantasmagóricos engenhos de açucar, vilarejos pequeninos com casinhas de sapê e crianças sorridentes. Aqui também há a Barragem de Pedra de Cavalo, que dá água e luz para várias partes da Bahia e foi construída na época do "desenvolvimentismo" do Regime Militar. Hoje, pedalamos eu, Marcelo, Susan e nosso amigo Curto, que nos levou até a beira da Barragem, onde pudemos nos refrescar nas águas límpidas do Paraguassu.
Caranguejo, siri, caju com cachaça, pirão com dendê, farinha, carne de sol, acarajé, abará, maniçoba, moqueca e muita, muita pimenta. De barco, a pé ou de bicicleta. Comendo de mão ou de talher.
O gosto, o cheiro, a alma do Brasil.
E olhem: a próxima parada é nada menos do que o Sertão.

O trem na centenária Ponte Dom Pedro II, trazida do Canal de Suez pelo Imperador.

São Félix: outra pérola do Recôncavo Baiano


Poesia às margens do Paraguassu

Essa garotinha é realmente feliz.

Outro instantâneo: uma velha senhora costurando em Coqueiros.

5 comentários:

  1. Charutando no Recôncavo Baiano!

    ResponderExcluir
  2. Cochoeira é a cidade mais linda do Brasil, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. essa cidade e lindade + gente fale a pena conhecer

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Cachoeira é uma cidade fantástica. Só fico triste pelo abandono existente em relação a cultura e as construções.

    ResponderExcluir
  5. Bem, gosto muito das cidades calma que ainda podemos curti, descansar, andar nas bonitas praças de querida cidade, curtir muito os museus eu sou um grande apreciador das historias desta cidade. gostaria receber noticias desta aconchegante cidade meu email e (alagoinhas.jcss@gmail.com)

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.