sábado, 31 de janeiro de 2009

Dona Elenita e o Grapiúna


Dona Elenita na porta do Grapiúna

Elenita Moreira é a proprietária do hotel mais famoso de Monte Santo. Sem exageros, o Hotel Grapiúna é conhecido no mundo todo por sua hospitalidade - sim, senhoras e senhores, Monte Santo é uma cidade conhecida mundialmente, por conta de toda sua importância religiosa-histórico-cultural-místico-sertanejo-natural. Sua fascinante vista, do alto da Serra da Santa Cruz, encantou e encanta qualquer pessoa que chegue até lá.
Além disso, foi lá que Glauber Rocha filmou Deus e o Diabo na Terra do Sol, e por isso, é frequentemente visitada por cinéfilos e amantes da cultura brasileira. Lampião e seu bando descansaram várias vezes embaixo da sombra de tamarineiros - árvores que já não se encontram na praça há vários anos.
Dona Elenita me falou sobre Glauber: "Era baixinho, e não parava nunca. O tempo todo estava fazendo alguma coisa. Eu o via sempre ali, sentado bem no meio da praça, embaixo de uma árvore, com um caderno grande de capa preta, escrevendo sem parar. Quando ele parava de escrever pra tomar um café ou fumar um cigarro, e alguém perguntava a ele por que ele escrevia tanto, Glauber respondia que suas idéias eram muitas e não cabiam em sua cabeça, então ele tinha que sempre colocar aquelas idéias para fora. Era uma pessoa amorosa, carinhosa e muito inteligente. Amava e conhecia o povo como poucos. Todos os que o conheceram e trabalharam no filme lembram de Glauber Rocha com muito carinho".



O Circo do Asfalto também se hospedou no Grapiúna

Durante as filmagens de Deus e o Diabo, Elenita teve um namorico com Maurício do Vale, ator que interpretou o papel de Antonio das Mortes no filme. Ela me mostrou as fotos autografadas que ganhou de Maurício na época do filme.


A foto autografada por Maurício do Vale, em 1963

Elenita comanda o Hotel Grapiúna desde 1973. O nome do hotel foi sugerido por um cabalista a partir de um esquema numerológico.
Fui em busca dos registros da minha primeira hospedagem no Grapiúna, junto com meu amigo Zé Ronaldo, mas infelizmente os registros da época em que ficamos aqui se perderam.
O hotel é a vida e a obra de Elenita, e com toda certeza, um dos lugares mais aconchegantes e mágicos que conheci durante a viagem.

4 comentários:

  1. o que está escrito ai, na foto? não consegui entender...
    beijinho

    ResponderExcluir
  2. Elenita ... de minha amizade. Só entendi isso!

    ResponderExcluir
  3. tá escrito: elenita, recebe esta como prova de minha amizade. maurício, 18/06/63

    ResponderExcluir
  4. E ai meu, só hoje, já em casa, consegui parar para ler seu caldo de cana e curti muito, já recomendei para minha irmã, blogueira " profissional" eheheheheh Logo ela entrará em contato contigo já que é fanática por blogs e Glauber.

    Como andam as coisas por ai? Aqui estou de " ressaca" da viagem, sinda sem saber o que quero da vida em SP, acho que terei que esperar o carnaval passar pra que a rotina volte

    Se organize ai e venha pra SP quando der, fique aqui em casa, será um prazer

    Valeu a indicação de Brasília, pena que só vi depois de ter saído de lá

    Abração

    Arroiz

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.