quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Haverá vida pós-viagem?

É difícil aceitar, mas estou em casa. Depois de exatos 30 dias on the road, voltei à Princesinha dos Campos, apenas para constatar aquilo que me é óbvio: vou ter que me concentrar para que os resultados da intensidade da Grande Viagem à Salvador, Recôncavo Bahiano e Sertão se transformem em algo vigoroso, prático, sintético, e que possa me ajudar a construir as pontes necessárias para que meu trabalho frutifique.
Na verdade, após um período de indecisão sobre voltar ou não, admiti a mim mesmo que, assim como cumpri cada um dos meus propósitos naquela viagem maravilhosa, eu também deveria cumprir o propósito de voltar e de maneira coerente, botar em prática a maioria das idéias e sonhos que venho acalentando há tanto tempo e que depois dos intensos momentos e aventuras vividos por vontade própria, se tornaram não apenas necessários, mas pautáveis, possíveis, urgentes. Amigos: estou curado e me sentindo cada vez mais eu mesmo, livre, sincero, intenso e fiel aos meus princípios.
Foi com grande alegria construi este blog. Acredito que encontrei forma adequada de escrever, algo que eu vinha procurando desde os outros blogues que eu alimento, os Instantâneos do Samba e as Aulas do Andrezão. No ano passado, a coluna que publiquei num periódico de Ponta Grossa foi o embrião desta idéia, que por fim se concretizou.
Foi só a partir da viagem que eu consegui compreender, primeiramente, minha necessidade de escrever livremente, sem amarras, e também que isso é possível através da maneira como tenho publicado o Caldo de Cana. O escritor crê na valia do que escreve e eu não tenho medo de me expor.
Muitos escritores, no passado, se dispuseram a descrever relatos, sentimentos, impressões, de maneira livre, sem os compromissos da temática pautada a uma visão editorial. A diferença é que no século XIX você precisaria ser um José de Alencar para que sua coluna "Ao correr da pena" tivesse relevância e espaço para publicação.
No ano 2009, apesar de toda a loucura em que se encontra nosso belo e índigo planetinha, temos a vantagem da net. É claro que eu não vou me comparar ao Patriarca das Letras Nacionais, mas estou ciente de que não escrevo apenas para mim mesmo ou para meus amigos. A rede que une os blogueiros do mundo nos faz ora peixes ou pescadores, e estou certo de que ao menos aqui é possível escrever livre de quaisquer constrangimentos editoriais- e como disse o Tom Zé, "penso, que pena que seja pouco". Ainda assim, essas palavras e desejos não são menos do que sinceros.
A idéia é continuar com o Caldo de Cana. A viagem está dentro de mim, e é com este espírito que eu pretendo dar vasão às palavras, situações, comentários, imagens que eu venha a escrever aqui. Escrevo porque é preciso escrever.
Vou publicar algumas imagens e fazer alguns comentários deste post-viagem, coisas que ficaram por falar, nos próximos dias. Depois, pretendo falar das coisas que eu vejo. Não há dúvida que a viagem nos faz aumentar a perspectiva, e hoje eu vejo a "realidade" que me rodeia com olhos nunca mais iguais aos que eram antes de eu haver partido.
Aos livros, filmes, músicas, imagens que me incitaram a tal posição, veneração e o anseio que minhas palavras possam ajudar a levá-los a outros e outras leituras e leitores. Aos meus heróis, as flores. Aos meus amigos sinceros e amores verdadeiros, amor e lealdade.
Caldo de Cana continuará!

3 comentários:

  1. Estava na dúvida mesmo se tu continuaria a escrever nesse blog. Eu acho ótimo que tu continue a publicar suas idéias e pensamentos, porque nos outros blogs tu não faz muito disso né. Gosto muito do que você escreve, do que você diz. Gosto muito de você :) (mas pode ficar tranquilo, tu sabe que só quero te usar hahaha)
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Eu te disse que ia passar. E pelo jeito, passou. Depois daquilo que foi muito bom a gente sofre achando que acabou, mas só vale mesmo quando a gente nota que o que foi muito bom não acaba dentro da gente. Que confusão... me mande calar a boca! Ou não... bjo!

    ResponderExcluir
  3. e como diria tom zé..."eu to te explicando pra ti confundi..."

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.