terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Mário Seu H filosofa


Mãe Filhinha, 105 anos, dona do terreiro de Candomblé mais importante de Cachoeira
Mário Seu H, nascido Mário Correia do Rosário, em 3 de março de 1947, em Cachoeira de São Félix, Bahia. É chefe da torcida da Liga Cachoeirana de Desportos, a LCD. Um filósofo. Fazedor de rapé. O rapé de Mário Seu H é feito de emburana de cheiro, manuscaba, ocalípio, velaminho, velame branco, maria preta, pau ferro, pixulim, sucupira e angélica de cheiro e tabaco. É o conhecido e reconhecido "Tabaco do Velho". Segundo Mário Seu H é um rapé que ajuda a previnir e curar doenças do coração, diabetes, pulmão e dá disposição ao homem.
Seu H é frequentador habitual do Bar do Menezes.

Menezes: dono do bar e um dos Grandes Babalorixás de Cachoeira

Menezes é, nas palavras de Seu H, o "maior babalorixá de Cachoeira". Menezes é filho de Mãe Filhinha, que tem nada menos do que 105 anos de idade. Infelizmente, não pude conhecê-la. No bar de seu Menezes há várias figuras, entre elas o Gato Meia-Noite e o Cão Salário Mínimo.



O gato Meia-Noite (infelizmente, não tenho nenhuma foto de Salário Mínimo)

Sobre Salário Mínimo, disse Seu H:
"Salário Mínimo não vale nada. Ele é seu amigo num momento, e noutro, lhe morde a mão. Agora, com todo respeito, Salário Mínimo tem mais moral que meu compadre Menezes. Não vale nada aquilo ali (aponta para o cão, um cão pequeno, sarnento e magro). Ele toma remédio, come ração, é bem tratado, mas não vale nada. Só que eu não sabia que Salário Mínimo tinha mais moral que meu compadre. Quer saber por que? Ele foi atropelado e todo mundo, da dona da loja de motos ao gerente do Banco do Brasil,todos ficaram preocupados e revoltados com o atropelamento. Era "Cadê Salário? Cadê Salário Mínimo?" E aí, Salário foi salvo".
O gato Meia-Noite é também digno de nota. Como todo bom gato preto, ele sabe aproveitar a vida deitado junto à porta do estabelecimento, apenas esperando pelo melhor.
Mário Seu H: grande figura cachoeirana
Enquanto isso, Mário Seu H filosofa mais:
"Às vezes, a gente fica olhando as coisas assim porque a gente tá olhando pra vê onde a gente tá chegando, pra vê o prato em que a gente vai comê".
Eu devia ter tirado uma foto de Salário Mínimo, mas ele sumiu.

Um comentário:

  1. Mário seu H, salário mínimo e meia noite, isso dá roteiro de filme, esse país é fantástico!!!

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.