quarta-feira, 22 de julho de 2009

A SOMBRA ESTÁ COMIGO - imagens não postadas



Finalmente, publico algumas fotos ilustrativas do texto anterior.
Estou em PG, de férias. Descobri que estou absolutamente desacostumado com o frio. E que estou morrendo de saudades de Minas Gerais. Dizem que Minas é um "estado de espírito", e agora, eu descobri porquê. Quer saber por que? Venha me visitar, minha casa está aberta aos amigos :-)
Em Ouro Preto e Congonhas do Campo, uma das coisas que chamam bastante atenção, para além da beleza do Patrimônio Histórico Nacional, é o descaso das pessoas com as fachadas e monumentos. Há um vandalismo generalizado e sem sentido, pois em verdade, a população não parece compreender que ao detonar esses monumentos, além de encher de vergonha o Brasil diante dos viajantes do mundo todo que vem aqui pra conhecer nossas pérolas barrocas, estão detonando a si mesmas, sua própria história.
Será possível fazer algo a respeito? Como educador, eu diria (ou deveria dizer) "a educação". Mas às vezes, me pego descrente... Enfim, talvez um dia isso mude. Sei lá. Vão pra Ouro Preto e vejam aquilo antes que acabe.
Na sequência, algumas imagens ilustrativas, algumas das quais me deixaram bastante indignado com nosso "barroquismo" semi-analfabeto, outras, tentativas de ilustrar o poético que permeia o ar da Vila Rica.

Ouro Preto, Igreja de São Francisco de Paula


O menino fugia da missa naquela manhã fria


O mané é tão idiota que nem o próprio nome conseguiu escrever...


Enquanto o velho homem caminha em direção à Igreja de São José.


Essa é a porta da Igreja São José, que tem um Altar-Mor criado por Aleijadinho.
Infelizmente, os escolares pichadores não parecem interessados...



Essa Vanessa deve ser tão gostosa quanto seu namorado é um corno!!!!


Igreja São José com São Francisco de Paula ao fundo


Vista geral da Cidade


Um gato folgado, com turistas e a Igreja Matriz do Pilar ao fundo


Uma dançarina em um dia de sol


Fãs do Marc Bolan, não confundam: o nome da cachaçaria é "trex", não "T. Rex". Assim mesmo, recomendo.


O nome desta singular ladeira é "Ladeira Farmacêutico Vieira de Brito"


Contraste Azul/ Barroco/ Restauração - Igreja do Carmo


Bom, por enquanto é isso. Próximos posts: Um perfil do poeta Peter Lima.
Algumas reflexões sobre o cinema de Vibes Junior.
Até mais.

4 comentários:

  1. Tão legal que você tenha estado em lugares tão diferentes da minha e inclusive a sua (antiga) realidade. Continue me mostrando o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa tua ideia André,muito curioso,gostamos,só q em um dia não dá p ver tudo.
    Abraços
    Leda e Alberto

    ResponderExcluir
  3. kat: eu sempre pensei que a única coisa digna a fazer em nossos tempos seria viajar. tomara que este blog provoque quem lê a cair na estrada. besos

    leda e alberto: obrigado pela visita!!! puxa, vocês nem precisam ler tudo, só saber que de vez em quando vocês estão por aqui, fico honrado demais!!! vocês sabem, os caldos de cana são seus!!!
    beijos e abraços

    ResponderExcluir
  4. André! O mais bacana é ler aqui o que conversamos recentemente! Aproveitando o ensejo, estou ensaiando a escrita d'um blog também, isto é, se me sobrar tempo! Passe por lá: www.autotipia.wordpress.com. Valeu, Milton!

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.