terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma tarde qualquer

A sequência que ilustra esta postagem foi clicada em 2006, por mim e por Átila Cristian. Num típico sábado primaveril em Ponta Grossa, em que nos encontramos por acaso, Átila estava inaugurando sua câmera nova. a espontaneidade presente nas fotos é, em parte, fruto deste encontro. 
As fotos ilustram uma parte antiga da cidade, em que ainda se encontram algumas construções, vestígios do início do século XX. Na época, a cidade era um entroncamento ferroviário de grande importância, mas as referências urbanas deste período, hoje em dia, são raras - porque na década de 1990, intensificou-se um processo de reorganização urbana, que acabou com muitas referências que fizeram parte da história da cidade. Por causa desta lógica de especulação imobiliária, caíram o prédio da cervejaria Adriática (fundadora da marca Original, hoje pertencente à AmBev) , o pátio da Rede Ferroviária (os barracões, os trilhos, as caixas d'água, a rotunda), a Catedral, e vários outros prédios referentes ao começo do século passado.
Nas fotos, vê-se uma tampa de galeria com a data 1919, Depois, o casarão de madeira em estilo colonial, que foi construído pouco depois. 
Logo após, as casinhas onde viviam pequenos funcionários da rede, que formavam uma vila, e são contemporâneas ao casarão. Hoje em dia, o local ainda é habitado por famílias. Algumas casas que aparecem nas fotos não existem mais. Foram substituídas por predinhos funcionais ou deram lugar a novas moradias.
Na realidade, no caso de uma cidade que optou por demolir a maioria de suas referências urbanísticas, é até admirável que ainda permaneçam tais referências.

Galeria do século 20, borrada pelo asfalto do século 21





O contraste entre a paisagem bucólica do passado com os fios elétricos do presente

Lambrequins


Mandacaru em plenos Campos Gerais do Paraná



Rua Professor Brunning
 Aluga-se




 Rua Catão Monclaro


Roupas ao sol


Ameixeira


4 comentários:

  1. lindas as fotos, mais reais impossiveis!

    ResponderExcluir
  2. Bonito post André. Bonitas fotos. Eu bem me lembro de coisas que eu via em PG e que me faziam entender - mesmo antes de ir atrás de informações - que ali havia um passado de certa forma renegado. Lembro minha indignação ao ver a foto dda antiga catedral em meu livro, por exemplo. Mas isso não é mérito apenas daquela cidade, infelizmente.
    Bj!

    ResponderExcluir
  3. very nice photo .. i like your blog :-)

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.