terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Fábrica de vassouras

Estou aqui em minha terra natal, Ponga Trossa, Ponta Grossa, Itacoeretaba, a Princesinha dos Campos Gerais do Paraná. 
PG foi uma linda mocinha a quem mutilaram a face, e a coitadinha anda ultimamente tão feia que dá dó.
Demoliram tudo de seu passado dourado, e de "cidade progressista", orgulhosa de seu civismo, de seu "futuro glorioso", passou a ser a prima pobre das cidades médias do Paraná.

A Catedral de Santana, demolida em 1978 a mando do Bispo
Uma pena, até hoje me dá saudade da Catedral de Santana (que caiu em 1978 e foi substituída por um "pavão misterioso" que demorou 31 anos para ser concluído, tal qual uma pirâmide que abrigou o corpo fétido do velho faraó, no caso o Bispo Dom Geraldo Pelanda, que autorizou a demolição), e também da Cervejaria Adriática, do cheiro de lêvedo que tomava conta do centro nos sábados de manhã, dos trens, das casas de taipa, das ruas de paralelepípedo, das indústrias Wagner...
Hoje, é quase raro encontrar em PG algo como a Fábrica de Vassouras Muller, há 40 anos em atividade. Tirei essas fotos na tarde de hoje, quando voltava do médico, e me deparei não sem espanto com a velha casa que continua no mesmo lugar, com a pintura desgastada e um recado na porta. Porta, aliás, de madeira, pintada de verde, como os comércios de antigamente.

E a Fábrica de Vassouras Muller, inacreditavelmente em pé e em atividade.
Sei lá por quanto tempo a Fábrica Muller vai continuar em pé. Pelo menos, minha mãe me disse que sempre compra vassouras ali. Espero que isso não chegue aos ouvidos e olhos de nossos governantes, e tenha o triste fim da maioria das nossas referências históricas.






















Se bem que às vezes, sinceramente, me dá vontade de ser o primeiro a dar a marretada...

4 comentários:

  1. infelizmente eu não conheci a Catedral como era... nem era nascida era um girino hahahaha e tampouco morava aqui, mas te falo essa que fizeram no lugar é uma feiura, aquele pavão hehehe... uma tristeza uma cidade antiga e com construções que ajudariam a preservar a história sua estar se desvanecendo...

    ResponderExcluir
  2. eu também não conheci a catedral antiga. já era nascido, mas quando a demoliram eu tinha apenas dois anos. mas sinto saudades mesmo assim. acho isso uma lástima, uma vergonha e um símbolo da degeneração de Ponga Trossa.
    valeu pelo comentário, tati.

    ResponderExcluir
  3. Olá, André. Então, estou aqui a incomodar-me também com a Ponta Grossa. Conversávamos com Ben-Hur que a crítica a cidade é repetitiva e conservadora como a própria cidade. Mas se ainda falamos dela ... sinal que não somos indiferentes... (in)felizmente algum pedaço de nosso umbigo foi enterrado nessa terra ... na cosmovisão dos loucos. Talvez assim, a Giu entenda nossas necessidades princesinas... rrsrsrs. Não dá para aguentar sóbrio!!! Abs. Almir.

    ResponderExcluir
  4. bem vindo de volta, almir.
    mas não beba demais, vc tem um filho pra criar!
    acho que a melhor maneira de se relacionar com pg é tentar flutuar incólume pelas visões escondidas que ainda nos restam, na urbe, ou pelas visões amplas dos campos gerais, que nos inspiram. será que ainda há cogumelos?
    uma boa saída é a rodoviária.

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.