quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

No Paraná, a Irmã do McSorley's


O McSorley's - um dos mais antigos bares de Nova Iorque
Tuffi Cury, o Tito - 73 anos à frente de sua choperia, inaugurada em 1933. (Foto - Lente Quente)


A Choperia do Tito é o bar mais antigo do Paraná. Na verdade, chamá-lo de “bar” é quase um despropósito, uma vez que para seus frequentadores, o Tito é semelhante a um templo, um tradicional local de encontro e peregrinação, síntese do estilo boêmio e do espírito de época que há muito vem sendo olvidado e substituído no Brasil pelos pastiches da última moda.


A Revista Piauí, em sua centésima edição (janeiro de 2015), publica a clássica narrativa do jornalista norte-americano Joseph Mitchell sobre o bar do McSorley, em Nova York. A leitura do texto levou-me a inevitáveis comparações com o estabelecimento paranaense. Considerando o evidente distanciamento temporal e cultural entre as histórias, os estabelecimentos e suas respectivas cidades, há muitas semelhanças entre o McSorley’s e o Tito. Pra começar, a longevidade: quando Mitchell publicou seu relato na The New Yorker, o McSorley’s acabara de completar 86 anos de funcionamento. O Tito, por sua vez, em 2015 comemora 83 anos, 59 deles no mesmo endereço – rua Coronel Dulcídio, centro de Ponta Grossa. 


O McSorley’s, fundado por um imigrante irlandês como Old House at Home, teve como proprietários membros de duas famílias – sua dona à época da reportagem era filha de um cliente que havia adquirido o bar do filho de seu fundador, com a promessa de mantê-lo imune a qualquer mudança. A distinta senhora herdeira do McSorley’s cumprira a promessa e manteria em vigor suas regras e características.


O Tito abriu suas portas em 1933 como A Deliciosa, dirigido por um imigrante alemão de nome Germano Betse, seu gerente até 1935, quando o vendeu para Theobaldo Justus. Em 1942, outro imigrante – desta vez, o comerciante libanês Oadi Cury – adquiriu o estabelecimento, com o objetivo de deixá-lo como legado ao filho, Tuffi Cury, apelidado de Tito, então um jovem de 17 anos que havia sido funcionário do bar, e acabaria por ser seu proprietário até a década de 2000. Em 2001, o estabelecimento passou para seus netos, os irmãos Hudson e Anderson Wiecheteck, atualmente à frente da choperia. Aos 89 anos, Tuffi atende no balcão de segunda à sexta, no horário de almoço dos netos.


O bar nova-iorquino era frequentado por um público masculino tradicional e fiel, e também por eventuais curiosos em busca de lugares únicos e peculiares, a quem era permitido beber e compartilhar do local, desde que respeitassem o espírito e a rotina do lugar. Mulheres não eram admitidas. 


A “fauna” que frequenta o Tito é também muito parecida com a do McSorley’s: boêmios de longa data, cada qual com seu próprio estilo e manias, que sentam-se nos mesmos lugares e contam as mesmas histórias. Alguns bebem em copos exclusivos, e vão lá para conversar, contar piadas, falar mal do governo – não importa qual seja – e beber. Artistas, intelectuais e até políticos aparecem esporadicamente. O mais velho frequentador do Tito é o “seu” Silvestre – no bar desde 1942. Hoje, aos 89 anos – a mesma idade de seu amigo Tuffi –, com algumas restrições de saúde, continua a marcar presença aos sábados para beber sua garrafa de cerveja. 


Apesar de nunca ter sido misógina, a choperia sempre teve um espírito masculino – no começo, seus frequentadores eram operários da ferrovia e das outras fábricas, serrarias, oficinas e olarias da região, que lá iam para beber dignamente seu chope após a labuta diária. Já nesse tempo, mulheres eram toleradas, mas era bastante incomum encontrar uma dama bebendo no local. Na década de 1980, a figura feminina passou a ser vista com mais frequência, e hoje, ainda que a maioria dos frequentadores sejam homens, há várias mulheres que passaram a ter o Tito como seu bar – primeiro, acompanhadas dos amigos, namorados e maridos, e depois, tornadas elas mesmas frequentadoras cativas. Nenhum sutiã foi queimado, nem ofensa proferida: no Tito, as mulheres são sempre bem-vindas. O desrespeito a qualquer frequentador - seja homem ou mulher - é punido com a exclusão do direito de frequentar o local. 


O Tito preserva o balcão, o armário de bebidas, as mesas, cadeiras, a caixa registradora e a máquina de corte de frios desde os tempos da “Deliciosa”. Há também algumas garrafas de bebidas antigas, alguns barris de chope da fábrica de cerveja Adriática (também fundada por um alemão, comprada pela Companhia Antarctica Paulista na década de 1930, cujo maior legado é a cerveja “Original”, criada em 1931, e hoje tornada rótulo da Ambev), e quadros com fotos e textos louvando as qualidades do local. Mas seu grande tesouro é a antiga chopeira, que sem uso da eletricidade, transporta o precioso e desejado líquido por duas serpentinas de cobre, com 30 metros cada uma, e que jorra em suas torneiras para alegria do freguês - chope que fez sua fama por todas essas quase 9 décadas de funcionamento. Poucas coisas são comparáveis ao prazer de beber um chope tirado pelas mãos do Tito: a bebida sai lentamente, até formar uma colarinho de 5 cm, acrescentando ao prazer de sorver a bebida um prazer estético em apreciá-la no copo. É o que cria a empatia e garante a fidelidade de seus mais antigos clientes. Dificilmente, alguém entra no Tito e sai de lá insatisfeito.


Como resultado de um litígio entre o estabelecimento e o proprietário do imóvel, a choperia correu o risco de fechar suas portas em 2003. Após um acordo na Justiça, o Tito pode permanecer no local – mas teve que ceder seu reservado, que ficava aos fundos do imóvel e trazia ainda mais intimismo e clima ao local.


Mesmo tendo perdido o acesso ao reservado (que permanece vazio desde a pendenga judicial), a Choperia do Tito permanece como um dos mais autênticos bares do Brasil, uma ilha que manteve milagrosamente suas características e seu espírito intocados, mesmo com a avalanche que pôs fim a quase tudo o que era autêntico e hoje não passa de memória dos velhos boêmios que frequentaram locais parecidos pelo Brasil afora. Há 83 anos, funciona nos mesmos horários: das 9 às 20h durante a semana, e das 9 às 14h aos sábados. 


Curiosamente, Tuffi Cury, responsável por um dos mais saborosos chopes servidos no país, nunca bebeu. Apenas uma vez teria experimentado sua bebida, e chegado à conclusão de que era muito amarga para seu paladar. Isso, no entanto, não o impede de servir o chope do modo tradicional, em uma tulipa de cristal, na temperatura ideal – nem gelado demais, nem quente como a cerveja do McSorley’s -, sempre com o colarinho que lhe preserva o sabor. Quando alguém aparece e pede “chope sem colarinho”, Tito costuma dizer “Ih, rapaz, você precisa aprender a beber. Chope sem colarinho você só encontra em outro lugar”. E serve o neófito como se deve, da maneira de sempre. Afinal, beber também é uma forma de aprender.

5 comentários:

  1. Muito bom André!!! Ir ao bar do Tito é rememorar histórias da cidade e claro, se deliciar com a ótima qualidade do seu chope Um programa realmente imperdível em PG.

    ResponderExcluir
  2. Ufa! Ainda bem que as mulheres são bem vindas no Tito!

    Abraço,
    Fergath

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha. fergath, se vc ler a reportagem da piauí (está linkada no texto acima) vai entender o porquê frisar isso: o lema do mcsorley's até meados da década de 1940 era "boa cerveja, cebola crua e mulher nenhuma". outros tempos, hoje as mulheres frequentam, obviamente, o mcsorley's & o tito, também. um beijão pra vc e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Visitar o Tito foi o melhor passeio que fiz em PG. Um privilégio!

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.