terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A cidade da Bahia

Cheguei em Salvador com chuva, depois de um vôo perfeito, num avião 195 da Embraer, quase zero quilômetros.
Minha impressão da cidade foi de que, apesar de ser a primeira vez que vim pra cá, de que já éramos velhos conhecidos. Impressionante dèja vu. Salvador é muito bonita, quente. Peguei um ônibus rumo à Praça da Sé e depois de uma meia-hora, estava no Terreiro de Jesus, onde de cara fui abordado por vendedores de bugigangas, que falavam comigo em espanhol! Respondia "não, obrigado" e os caras "hermano, hermano" e eu: PORRA, SOU BRASILEIRO, que merda! Aí a coisa ficou pior: fui assediado por um cara chamado Rodrigo, que no final acabou se revelando uma pessoa legal. Ele me trouxe até o Albergue e depois me serviu como "guia" no Pelourinho e na Cidade Baixa. Eu logo percebi que se tratava de um malandro baiano, e como ele mesmo disse "Não sou guia oficial, mas aqui a gente se vira, porque eu tenho que levar comida pra casa". Em alguns momentos, os "guias oficiais" (que não são menos vampirescos e talvez sejam até mais sacanas que os "guias não-oficiais") nos abordavam e um deles chegou mesmo a quase escorraçar o Rodrigo, o que me deixou indignado, porque eu odeio a oficialidade. No fim, eu sabia que o cara estava me enrolando, mas depois eu ouvi sua história, ele ficou mais tranquilo e eu também - ele me mostrou uma foto de sua família e sua casa - realmente, pareciam gente pobre e trabalhadora, como muitos aqui e então, eu percebi o que ele quis dizer com "se virar pra levar comida pra casa". Acabei lhe pagando uma cerveja, um acarajé e ainda lhe dei 12 reais - que era o que eu tinha comigo - pelo passeio e pelas dicas.

Rodrigo, meu guia improvisado no Pelô

Desci à Cidade Baixa, vi o Mercado Modelo, comi meu primeiro acarajé, tudo isso ontem. Aí, voltei para o hostel, e me joguei na cama por volta das 18 e dormi como uma criança por umas duas horas - estava realmente cansado, com razão, afinal, havia tocado duas noites com o Cabide de Molambo e também havia viajado de Curitiba até Campinas, onde cheguei às 6 da manhã e esperei por meu vôo até as 10h30.

O Pelourinho é bem diferente do que eu imaginava, mas com certeza é lindo.

À noite, conheci um argentino que estava meio perdido e saímos beber cachaça - ele não conhecia a cachaça pura, e hoje, pra me recompensar, apresentou um mate, que tomamos numa roda composta por dois argentinos, um brasileiro e um alemão. Coisas de um Hostel.

Meu primeiro acarajé na Bahia, depois de 7 anos.

A decisão de me hospedar num Albergue foi baseada, primeiramente, no fato de que não se gasta muito com hospedagem - e um viajero sabe que a hospedagem pode custar boa parte do seu dinheiro - e depois, pelo fato de que a diversidade é enorme. Conheci um sujeito com sua esposa, Jurazez e Kelma, que nos ouviu falar de cinema e falou de duas produções - Cães e Deserto Feliz, de Lírio Ferreira. Juarez é de Petrolina e me deixou seu contato para quando eu chegar lá.

Bom, tem mais coisas pra falar, mas primeiro tenho que viver, afinal, estou na Bahia e a proposta deste blog é justamente falar das experiências, e se eu ficar nas escrevinhações, não terei mais nada pra conta.
Por enquanto é isso.

André

Um comentário:

  1. É, é complicada a nossa relação com os tão polêmicos trabalhadores não oficiais. Assim como os flanelinhas, esse pessoal acaba nos vencendo de tanto perturbar nossa perspectiva de sossego.
    Agora, porque o pelourinho é diferente do que você imaginava? A propaganda do turismo criou uma falsa imagem ou foi algo mais do tipo "ao vivo ele é bem mais bonito"?
    Quanto aos Hostels, sei bem do que você ta falando, mas pra minha sorte haviam mais mulheres hospedadas haushasjdhasjhdjklashdkjashjkla

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.