terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Teófilo Otoni


Teófilo Otoni é conhecida por ser a cidade das pedras preciosas.
Localizada no Nordeste de Minas Gerais, está a pouco mais de 150 km da Bahia. Uma cidade quente, entre montanhas, absolutamente simpática, agradável.
Nesta cidade (que, pouco mais de um mês depois que lá estivemos, recebeu a visita do presidente da República, a inaugurar um câmpus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - sob protestos estudantis, que clamavam contra a estrutura precária do câmpus), pudemos sentir pela primeira vez o clima anunciando a Bahia.
Passeamos pelas vielas, sobe-desce ladeira, da cidade entre as montanhas, e conseguimos captar algumas imagens ilustrativas do local.
Eu sempre quis conhecer Teófilo Otoni (não me perguntem por quê, só sei que quando era criança, nas aulas de Geografia, sempre que aparecia o nome da cidade, eu pensava "um dia, vou conhecer esse lugar"). Não me arrependi e recomendo.
Ali, tomamos o refrigerante mais doce que já conheci - Mate Cola, uma mistura gasosa de erva-mate, chapéu de couro, cola e aroma de framboesa. Sui generis.
Mais um pedacinho do Brasil varonil desbravado heroicamente pelos mugwumps.
A catedral Lazuli e o índigo céu
Roa Bastos escreveu um conto chamado "El señor Obispo"
Se por acaso morreres ao dormir, estamos aqui pra isso mesmo...
El Mugwump Barba Blanca, com boné do Vietnam, bebendo uma pra espantar o calor
Y su bela Giu... (como ela me aguenta???)
Fábio, um camarada, que nos serviu uma deliciosa cachaça de Araçuaí, "Dama de Ouros"
Eu daria tudo pra ser esse cara
A catedral, de outro ângulo
Um crime contra o Brasil: acabaram com os trens
Como seria bom se essa promessa se tornasse realidade...
O entardecer na bela cidade
Pode deixar, eu não vou subir aí com meu carro.
Casinha pequenina
Sempre cães na janela

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sou natural de Teófilo Otoni, mas moro a 8 anos em São Leopoldo - RS. São dois contextos muito diferentes. Confesso que sinto muita saudade dessa cidade hospitaleira e quente (em ambos os sentidos). Sugestões para quem vai a Tchó Tchó (como é chamada carinhosamente por seus habitantes), começa pela bela culinária: carne de sol com aipim/macaxeira, sorvete de pinha na praça Tiradentes, caldinho de feijão com torresmo e ovo de codorna, cachorro quente Uai-Dog e diversas outras modalidades, Mate-Cola e o melhor Kibe do mundo. Depois e encher a barriga, visitar a bela praça Tiradentes e suas habitantes, as preguiças (estima-se que sejam 32 ao todo). Andar de trenzinho, parar no fim da tarde e ouvir músicas antigas na fonte luminosa...além das muitas opções de bares legais pela cidade. Que saudade! valeu pelas fotos e pelos comentários. Abraço!

    ResponderExcluir

Eu aprecio os comentários aos meus posts. A identificação não é obrigatória, mas sempre agradeço àqueles que dizem ao menos seu nome. Não deixe de comentar o que achar interessante! Obrigado.

I really like comments to my posts. Identification is not required, but I will apreciate if you let me know who you are. Make your comments to all that you enjoy in this blog! Thank you.